Helena Patrovna Hahn Fadéef nasceu em Ekaterinoslav, Russia; em 30 de julho de 1831.
Em sua infância, alguns presságios atribuíam a Helena um aspecto misterioso. Em seu batizado, acidentalmente a túnica do sacerdote foi incendiada, ferindo e assustando alguns que estavam presentes. Alguns anos mais tarde, Helena brigou com um colega e ameaçou enviar-lhe um diabo que lhe faria cócegas até a morte. O garoto aterrorizado correu, escorregou e caiu num rio morrendo afogado.
Aos cinco anos era capaz de hipnotizar; e aos quinze utilizava-se da clarividência.
Casou-se aos 17 anos com o general Nicephore V. Blavatsky, então governador de Etivan. Porém, seu matrimônio durou apenas alguns meses, Helena fugiu de casa, e ficou o tempo necessário para legalizar o processo de separação.
A partir do ano de 1851, deu início a sua peregrinação pelo mundo, passando por Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Índia, Ceilão e Nepal.
Depois de breves viagens pela Europa Oriental em 1873, retornou para Nova York. No ano seguinte, conheceu o norte americano Henry Steel Olcott, com quem fundou a Sociedade Teosófica em 1875. Dois anos mais tarde, lançou Isis sem Véu. Helena também lançou a revista The Theosophist; e a sede da Sociedade foi transferida para Madras, Índia.
Os objetivos da Sociedade Teosófica estão baseados na Fraternidade Humana e na Busca da Verdade:
![]() |
"Não há religião superior à verdade" |
1º Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
2º Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência.
3º Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem