Ocultismo

Ocultismo é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos supostamente sobre naturais; é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas supostamente proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.O Homem aqui retratado seria um supostamente completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala).Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobre natural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original.Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência, tornando estas descobertas meros achados, isso devido à antiga Alquimia, onde grande parte das descobertas, principalmente na área da medicina, começaram, sendo ela considerada um dos primórdios da ciência atual.
O ocultismo difere-se das demais ciências uma vez que se refere aos fenômenos os quais não podem ser explicados através das leis naturais. É considerada como uma ciência de fatos misteriosos e relacionada a poderes sobrenaturais, invisíveis, cujo acesso é privilégio de alguns iniciados.
Sua provável prática teve origem nos primórdios da civilização, com a magia desempenhando um papel central nos povos de então.
No Egito, por exemplo, havia os Magos com suas orações para favorecer a colheita, em seguida, na Grécia, os adivinhos que exerciam uma posição de destaque, servindo de intermediários da vontade dos deuses, em Roma, os sacerdotes que praticavam a hepatoscopia, adivinhação do futuro através da observação do movimento das entranhas de um animal recém sacrificado.
O ocultismo se refere a um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos referentes às denominadas Ciências Ocultas, que tomaram impulso como ciência mais elaborada e organizada a partir do desenvolvimento da alquimia. É por isso que a palavra muitas vezes é empregada como sinônimo para “hermético”, termo que se originou das práticas alquímicas. O senso comum costuma atribuir ao termo o significado de magia e muitas vezes o termo é substituído por esoterismo.
O ocultismo ressurgiu no século XIX com os trabalhos de Eliphas Levi, Helena Petrovna Blavatsky, Papus, Aleister Crowley e outros.

Cristianismo:
O cristianismo embora acreditando na veracidade dos fenômenos derivados das ciências ocultas, condena o ocultismo e suas práticas até os dias de hoje, afirmando que são derivados da ação do espírito maligno, o diabo.
O Ocultismo representa todas as teorias filosóficas que pregam a importância da intuição indutiva para obtenção de conhecimento.