Paracelso:
Phillipus Aureolus Theoperastus Bombastus von Hohenheim, nasceu na Suíça, em 17 de dezembro de 1493, foi um famoso médico, alquimista, físico e astrólogo suíço.
Ele recebeu sua educação, de seu pai, também médico e alquimista, e o acompanhava nas caminhadas, nas montanhas e povoados, ficava observando-o quando este manipulava medicamentos, com solenes invocações, aprendendo a gostar, logo cedo, das plantas e das ervas silvestres, iniciando-se noconhecimento e no amor pela natureza.
Formou-se médico, pela Universidade de Viena, em 1516. Não satisfeito com a educação médica tradicional, Paracelso viajou para o Egito, Arábia, Jerusalem, Hungria, Polônia e Tartária, no Reino do Grande Kan, onde teve a graça de curar o seu filho, trazendo-lhe fama.
Muito contestado até mesmo seu modo de trabalhar, Paracelso acreditava que o médico deveria ir além do diagnóstico e tratamentos convencionais, era necessário um estudo do paciente e uma compreensão da doença em aspectos relacionados à astrologia, alquimia, magia, etc.
Paracelso associava magia ao imaginário: "O visível esconde o invisível, mas apesar disso conseguimos o invisível apenas através do visível". Pode-se dizer que, magia significa a ação direta sobre as pessoas e todos os seres, sem ajuda da matéria. Ou seja, o mago é capaz de causar efeitos físicos sem ajuda física. Ainda temos: "toda natureza invisível se movimenta através da imaginação. Se a imaginação fosse forte o suficiente, nada seria impossível, porque ela é a origem de toda magia, de toda ação através da qual o invisível (de um ou outro modo) deixa seu rastro no visível. A energia da verdadeira imaginação pode transformar nossos corpos, e até influenciar no paraíso...".
Paracelso morreu em 24 de setembro de 1541 com apenas 47 anos, a causa de sua morte não foi esclarecida.